top of page

5 motivos para você ver a Inteligência Artificial como uma aliada e não como uma ameaça.


A Inteligência Artificial (IA) se traduz como a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional e autônoma, diante de determinadas situações. Isto as torna capazes de realizar, com mais velocidade, tarefas que normalmente demandariam inteligência humana. É um avanço tecnológico, possibilitado pela internet, baseado em padrões e uso de enormes quantidades de dados.


Podemos observar que a IA já está cada vez mais presente em ações e situações com objetivos práticos: no carro autônomo, no chão de fábrica, no sistema de atendimento dos hospitais, nas redes sociais, no seu celular, no antivírus e nos buscadores de internet. Com esse avanço, muitas pesquisas e estudos ao redor do mundo sugerem que algumas profissões ou tarefas tendem a ser substituídas pelas máquinas. É um caminho sem volta!


Mas aí você pode estar se perguntando... Então a IA pode ser uma ameaça para o trabalho humano ou até tirar meu emprego? A resposta é: Depende!


A Inteligência Artificial pertence ao mundo da ciência de dados que tem como objetivo a criação de máquinas inteligentes que através de algoritmos sejam capazes de realizar tarefas ou resolver problemas com praticidade, agilidade e eficiência, facilitando o dia a dia, modernizando processos industriais e promovendo avanços em pesquisas científicas.


Logicamente que, com o avanço das tecnologias, alguns trabalhos tendem a ser cada vez mais automatizados, como por exemplo: atendente de telemarketing, programadores, vendedores de varejo, trabalhos burocráticos e outros. No entanto, como em qualquer transformação tecnológica, esses trabalhos dão lugar a novas profissões ou a novas formas de “encarar” essa inevitável mudança. Por isso, vamos listar abaixo 5 motivos para você acreditar que a IA não vai substituir o trabalho humano e sim, contribuir para a tomada de decisões, tornando-se uma grande aliada na customização de produtos e serviços mais adequados às necessidades dos clientes:


1) Humano + Máquina: Uma combinação perfeita quando utilizada com inteligência e estratégia. A IA permite que os humanos continuem realizando seu trabalho com mais eficiência, incorporando novas tecnologias às suas funções. As empresas que estão lidando bem com a IA estão revendo seus ecossistemas e suas competências, tornando suas ações mais ágeis, eficientes e práticas. A quantidade de dados armazenados e analisados pela inteligência artificial traz um enorme ganho de tempo e recursos valiosos para o ser humano na tomada de decisões estratégicas. Sem sombra de dúvida, a IA pode tornar o ser humano mais produtivo, liberando profissionais de determinadas tarefas mecânicas e repetitivas para que possam usar o máximo de sua capacidade para criar e inovar em outros setores.



2) Uma aliada na prevenção de falhas: O mau funcionamento repentino de um equipamento pode parar um negócio, criar clientes insatisfeitos, expectativas de entrega não atendidas, penalidades contratuais, perda de receita e ações emergenciais dispendiosas para acertar as coisas. A ciência dos dados protege seu negócio contra esses infortúnios inesperados, capturando os vastos fluxos de dados gerados pela maioria dos equipamentos modernos. Você poderá prever quando os reparos serão necessários, programar a manutenção de forma econômica e manter seu negócio operando sem problemas. A máquina cuidará da máquina e você cuidará da estratégia e planejamento das soluções.



3) Erre menos com os seus clientes: Os clientes insatisfeitos nem sempre reclamam. Às vezes, eles apenas saem, descontinuam seu serviço, fecham a conta ou simplesmente param de comprar. Com a ciência de dados é possível prever quais clientes estão em risco, independentemente de sua manifestação e tomar medidas para evitar essa ameaça. É o melhor investimento possível em marketing, já que o custo de manter um cliente é menor que adquirir um novo.



4) A relação é cada vez mais humana: Não é conveniente tratar todos os clientes exatamente da mesma forma, como talvez, um robô (sem sentimentos, sem cognição e sem expressão) faria. Cada um pode e deve receber diferentes mensagens de marketing, ofertas diferentes, até mesmo níveis diferentes de serviços. Para maximizar o lucro de seus negócios, você precisa saber quais clientes representam mais em termos de receita e lucro futuros. A ciência de dados pode fazer exatamente isso. Assim, você pode otimizar os esforços de gerenciamento do relacionamento com o cliente de forma a garantir o melhor resultado possível para os negócios.



5) Nosso futuro é mais humano: Sem dúvida, a IA veio para executar as tarefas que exijam habilidades técnicas e/ou funções repetitivas. No entanto, em alguns setores isso ficará em segundo plano em relação às habilidades pessoais, dando tempo e espaço para os humanos desenvolverem melhor a comunicação, o relacionamento interpessoal, inteligência emocional, criatividade, pensamento crítico, entre outros. É isto que vai diferenciar os serviços oferecidos pelas organizações, sendo as habilidades pessoais as mais procuradas pelos recrutadores.


Já imaginou ter todos esses recursos ao seu alcance, se essa potente ferramenta fizesse parte da sua empresa de forma efetiva?


Quer conhecer melhor as nossas soluções em Inteligência de Negócios? Então, navegue em nosso site ou entre em contato conosco.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page