top of page

Especial BI1 - Conheça os benefícios da Inteligência de Negócios


Mais conhecida como BI (Business Intelligence), a Inteligência de Negócios é uma ferramenta que agrupa e explora informações para descobrir vantagens e potencializar lucros para o seu negócio. Seu principal objetivo é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, identificando oportunidades ou riscos.


Basicamente, o BI é um conjunto de técnicas e de ferramentas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos não adicionam informações significativas, mas que através da ferramenta em questão oferece suporte essencial à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa. Com isso, as tomadas de decisões ganham mais velocidade e mais qualidade, os processos são otimizados e a eficiência das operações potencializadas. Como resultado, a empresa ganha na ampliação de receitas, na conquista de novos clientes e mercados, no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e no aumento da lucratividade.


As vantagens de empregar ferramentas de BI na sua empresa são inúmeras. Listamos abaixo as10 principais que podem fazer a diferença no resultado de sua empresa:

1. Permite um maior controle sobre o seu negócio;

2. Melhora o processo de tomada de decisão baseado em evidências e dados concretos;

3. Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;

4. Permite análise e acesso em tempo real ao seu banco de dados;

5. Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;

6. Ajuda a identificar perdas e falhas no sistema reduzindo o risco de problemas e obstáculos;

7. Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa certa;

8. Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;

9. Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes;

10. Informações sempre atualizadas e direcionadas para diferentes áreas da empresa.


Tudo isso se dá por meio da integração entre diferentes sistemas da organização. Afinal, o BI concentra as informações em um único local, o Data Warehouse. Dessa forma, as métricas, mesmo vindo de diferentes fontes de dados, como sistemas ERP, CRM, planilhas ou até mesmo arquivos de texto, podem ser visualizadas em grupo, ajudando na criação de indicadores empresariais muito mais eficientes.


Muitas empresas também usam BI para entender melhor seus clientes, interagindo com eles através de uma série de interfaces, incluindo e-mails, chatbots e mídias sociais. As ferramentas de BI podem reunir dados de clientes a partir dessas fontes díspares e apresentá-los em um formato coeso e unificado. Ao coletar e sintetizar dados a partir destes pontos de contato é possível obter uma compreensão mais profunda de quem são seus clientes e como atendê-los melhor.


As ferramentas de BI simplificam o esforço que as pessoas precisariam fazer para pesquisar, mesclar e consultar as informações que se fazem necessárias para uma boa tomada de decisões. Isso permite que a empresa antecipe seus movimentos em relação à concorrência, traçando estratégias eficazes para colocar seu negócio em posição mais vantajosa, eliminando com isso as decisões baseadas apenas em intuição e feeling.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page