top of page

Especial BI3: Mudança de estratégia e de instalações, como fazer?

Depois de conhecer melhor o BI, quais são as vantagens em utilizar as ferramentas de BI nas empresas, como ele se relaciona com a IA e como é fácil sua utilização. Apresentaremos na prática como tudo isso funciona, neste case de um cliente do setor ferroviário.

Uma empresa multinacional na área de produtos e insumos para a indústria ferroviária com um mix de produtos produzidos localmente e produtos importados de outras subsidiárias, atende grandes empresas nacionais e exporta para vários países da América do Sul.


A Diretoria desejava procurar uma nova localidade para as instalações e contratou o primeiro projeto de inteligência de negócios (BI) para apoiar um estudo para tomada de decisão entre manter a produção local ou substituir toda a linha por produtos importados, transformando a empresa em uma importadora e distribuidora.


A empresa apresentava um faturamento e um resultado operacional bastante positivo nos últimos anos. Logo de início, as primeiras análises feitas com as nossas ferramentas de inteligência de negócios demonstraram que havia uma grande disparidade nas margens de lucro entre os vários grupos de produtos e, por sua vez, também entre vários itens que compõe cada grupo ou família de produtos. Ficou claro que as operações da empresa não eram tão rentáveis como parecia. Porém, o resultado global se apresentava positivo, devido a produtos que eram vendidos com lucro, mascarando o prejuízo de vários outros.


As análises da Inteligência de Negócios demonstraram claramente a necessidade de implantação de um sistema de apuração de custos mais detalhado. Este passo possibilitou um realinhamento dos preços de venda, ou seja, uma precificação bem mais planejada e ordenada. Em curto espaço de tempo, as análises apontaram que os produtos produzidos localmente eram mais rentáveis do que os importados. A decisão então foi ampliar a produção local e continuar oferecendo os importados como um complemento ao portfólio da empresa.


Assim, o resultado das operações no Brasil, que já era considerado satisfatório, alcançou um patamar inesperado e antes impensado. A partir daí a implantação e o uso de ferramentas de inteligência de negócios se tornou parte integrante da Administração no processo de tomada de decisões estratégicas.


Para a solução do case acima foram utilizadas as seguintes ferramentas:

  • Software de análise e depuração de informações contidas na base de dados da empresa;

  • Software de análise de dados;

  • Implantação de um novo sistema de custo industrial;

  • Publicação das telas na nuvem através de servidor dedicado.

Esse conjunto de ferramentas foi customizado e moldado especialmente para atender as demandas deste cliente. As soluções de Inteligência de Negócios da Alehsi permitem qualquer tipo de customização visando otimizar as tomadas de decisões estratégicas.


Nosso Especial BI chegou ao fim. Esperamos que tenham tido uma semana rica em informações e que tenhamos contribuído um pouco mais com o seu conhecimento sobre este tema.


Se desejar saber mais sobre a Alehsi e sobre as nossas soluções, acesse o site www.alehsi.com ou entre em contato conosco.


Até a próxima!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page